Fim do manuais impressos. Sente falta?



Muitos relatos sobre o fim dos manuais impressos para games.
Algumas produtoras estinguiu os manuais impressos para proteger o meio ambiente e tambem diminuir custos nas produção dogame.
Apesar que estes custos não refletiu para o consumidor final. Os games continua o mesmo e colecionadores não ficaram satifeitos.
Na verdade foram diminuido o conteudo dos manuais, ficando cada vez mais escaço e desinteressantes.
A Capcom relatou:

resident-evil-6-neo-go-neo-plus-1

Desde Resident Evil 6, os lançamentos da Capcom nos Estados Unidos não estão mais vindo acompanhados de um manual físico. A ausência do livreto têm frustrado os colecionadores, mas a Capcom não parece disposta a voltar atrás da decisão. Em declaração por meio de seu fórum oficial, um representante da empresa afirmou que tal artigo é “coisa do passado”.
Segundo TwiGGy, um dos moderadores do espaço, são diversas as razões para o fim dos manuais de papel, entre elas, a redução nos custos de produção e a preocupação com o meio ambiente. Além disso, ele cita estudos internos onde foi descoberto que menos de 10% dos consumidores de jogos retira os livretos da embalagem. ( Eu sempre li os manuais)
O representante cita a enorme quantidade de informações disponíveis na web e os PDFs oficiais disponibilizados pela empresa como substitutos para os manuais de papel.

70786554626174512-o

Pensando como colecionador:
O fim dos manuais realmente deu uma empobrecida no produto final, já que agora os jogos vem acompanhados apenas por folhetos com informações de segurança. Só que, se observarmos friamente, vamos que os tradicionais livrinhos de instruções são normalmente bem toscos, com pouca informação útil e imagens de baixa qualidade.
Quem de vocês realmente já utilizou um manual de instruções ou o manuseou mais do que algumas vezes após a aquisição dos games? Nas gerações anteriores, eles eram bonitos e traziam informações extras; hoje, não passam de um apanhado raso de informações que todos já sabemos ou que também serão explicadas pelo próprio game. Daí, também, resultam as conclusões da pesquisa da Capcom. Nem todos são colecionadores, infelizmente.
Relato da Ubisoft
A Ubisoft anunciou que não vai mais produzir manuais. Pelo menos, não os manuais impressos que desde sempre acompanham pacotes de jogos. Alegando buscar uma produção de jogos ambientalmente mais correta, a empresa vai eliminar os impressos de jogos para PlayStation 3, da Sony, e Xbox 360, da Microsoft.
Entre as iniciativas da empresa, está a inserção de manuais dentro dos próprios jogos. A medida vai “oferecer ao jogador acesso fácil e mais intuitivo às informações do jogo, da mesma forma que vai permitir à Ubisoft prover manuais mais robustos para seus jogadores”.

Prince of Persia: sai no mês que vem sem manual.
Prince of Persia: saiu sem manual.

Cuidando do meio ambiente:
De acordo com estudos, uma tonelada de papel usada para produzir manuais impressos consome duas toneladas de madeira proveniene de 13 belas árvores (da nossa Amazônia?), energia suficiente para manter o aquecimento de uma casa por um ano inteiro, gases do Efeito Estufa equivalentes a 2,7 toneladas de CO2, e gasto de água equivalente a 56 mil litros. Bastante coisa…

A pergunta que fica é: Você, gamer, vai sentir saudade dos manuais impressos ou eles não vão fazer a menor falta?


2 comentários:

  1. Ideia bacana, realmente ajuda o meio ambiente! Se for vir Manuais Online, igual GoWA, ai beleza, é até melhor mesmo \o

    ResponderExcluir
  2. Deveria diminuir o valor dos jogos pelo menos, mas de certa forma eles estão certos depois de pegar prática no jogo você não olha mais pro manual. No lugar poderiam colocar várias artes do jogo, mas digo desenhos mesmo e não cenas do jogo. Mesmo assim as vezes pego o manual do Naruto Ultimate Ninja Storm que foi meu primeiro jogo de ps3 e fico relembrando uma época em que tudo era novo e exageradamente divertido.... até que aquele manual foi bem útil pra mim e ainda é útil como uma ótima lembrança.

    ResponderExcluir

Faça um comentário sobre o que você achou do post! Discuta com os visitantes do blog e participe para deixa-lo ainda melhor.

Xat